Sobre o Curso


O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados com sólidos conhecimentos técnicos, científicos e humanísticos, oferecendo vantagem competitiva na área de desenvolvimento, gestão e pesquisa de tecnologias de informação nas organizações. Durante o curso os discentes têm a oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico e o empresarial, tornando-se profissionais críticos, ativos e cada vez mais conscientes do seu papel social e de sua contribuição para o avanço científico e tecnológico.

Autorizado pela Resolução nº 333/05 do CONSU

Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 14.848, publicado no DOE de 03.12.2013


Duração do curso: 9 (nove) semestres

Turno: Matutino.

ENADE: Conceito 4 (2017)

Infraestrutura


O Curso de Sistemas de Informação é oferecido no Campus I da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador, onde funcionam 04 (quatro) Departamentos Universitários da UNEB: Departamento de Ciências Exatas e da Terra,Departamento de Ciências da Vida, Departamento de Ciências Humanas e o Departamento de Educação.No conjunto destes Departamentos estão instalados 07 (sete) prédios, totalizando 52 (cinquenta e duas) salas de aula, 26 (vinte e seis) laboratórios, 01 (uma) sala de edição de vídeo e 01 (um) estúdio.

A infraestrutura do curso está vinculada ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET-I. As instalações físicas desse Departamento compreendem quatro prédios independentes: o Prédio Principal, o Pavilhão Professora Regina de Freitas Correia (Prédio 14), o Prédio Especial e o Prédio CPEDR.

Prédio Principal:

Neste prédio funcionam as atividades de ensino e da administração central do Departamento, que conta com a seguinte infraestrutura, distribuída em três andares:
a) Salas de Aulas: 07 (sete) com capacidade média para 45 (quarenta e cinco) carteiras, sendo que 07 (sete) salas estão equipadas com notebook, projetor multimídia e televisão;
b) Auditório: capacidade para 60 (sessenta) pessoas. Equipado com projetor multimídia e aparelho de vídeo conferência com 02 TV’s;
c) Sala de Professores: equipada com 04 (quatro) cadeiras e 02 (dois) computadores;
d) Salas para Direção (recepção, secretaria e Direção: 03 (três) salas);
e) Salas para Colegiado de Curso: 02 (duas) salas (Cursos de Urbanismo e Engenharia de Produção);
f) Coordenação de Informática;
g) Coordenação Acadêmica;
h) Protocolo;
i) Copiadora;
j) Coordenação Administrativa;
k) Coordenação Financeira;
l) Almoxarifado;
m) Sanitários (08);
n) Copa (01 para funcionários e 01 para alunos);
o) Terraços, circulação e hall;
p) GTRH;
q) Cálculos (Empresa Jr.);
r) Centros Acadêmicos;
s) NUPE.


Prédio CPEDR:

Considerando a dimensão da articulação entre teoria e prática, necessária aos cursos de graduação, os laboratórios de informática são fundamentais para os cursos de Sistemas de Informação. É nesse espaço que o estudante desenvolve sua prática e se prepara para o exercício da sua profissão, quer seja no mundo do trabalho ou como pesquisador. O curso possui uma infraestrutura própria no prédio CPEDR (Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional), onde encontram-se as dependências administrativas do Colegiado, os laboratórios de informática, a sala dos professores e demais instalações especiais para o desenvolvimento de práticas de naturezas diversas.

O curso conta com dois laboratórios específicos de informática (LAMI I e LAMI II), nos quais são realizadas as aulas práticas e que estão equipados com computadores e softwares que atendem as necessidades do curso e são utilizados em grande parte dos componentes curriculares de formação tecnológica previstos no projeto pedagógico do curso. Os laboratórios são utilizados durante o período matutino pelas disciplinas do curso de Sistemas de Informação e no turno vespertino, estão disponíveis para as atividades de pesquisa e extensão – iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monitoria de extensão e monitoria de ensino, entre outras – e para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos dos estudantes.
O curso também possui um Laboratório de Práticas Científicas da Pesquisa, que é um ambiente de trabalho colaborativo aberto aos estudantes do curso de Sistemas de Informação que é composto dos seguintes equipamentos:

a) 4 máquinas desktop (configuração Core 2 DUO 2.7 GHZ, 4 Gb RAM);

b) 1 notebook (configuração Core 2 DUO, 4 Gb RAM);

c) 1 servidor (dois processadores, Core DUO 2.7 GHZ, 4 Gb RAM).

Docentes


Alexandre Rafael Lenz
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Assistente
alenz@uneb.brLattes
Ana Patrícia Fontes Magalhães Mascarenhas
Professora
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Adjunto
apmagalhaes@uneb.brLattes
Antônio Carlos Fontes Atta
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Mestrado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Assistente
atta@uneb.brLattes
Carlos Helano Aquino do Nascimento
Professor
  • Vinculação: Substituto
  • Titulação: Mestrado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: -
chanascimento@uneb.brLattes
Cláudio Alves de Amorim
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Adjunto
camorim@uneb.brLattes
Daniela Barreto Araújo
Professora
  • Vinculação: Substituto
  • Titulação: Mestrado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: -
dabaraujo@uneb.brLattes
Débora Alcina Rego Chaves
Professora
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Mestrado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Assistente
dchaves@uneb.brLattes
Diego Gervásio Frias Suarez
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Titular
diegofrias@uneb.brLattes
Eduardo Manoel de Freitas Jorge
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Titular
ejorge@uneb.brLattes
Ernesto de Souza Massa Neto
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Adjunto
esmneto@uneb.brLattes
Hugo Saba Pereira Cardoso
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Titular
hugosaba@uneb.brLattes
Josemar Rodrigues de Souza
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Pleno
josemar@uneb.brLattes
Leandro Santos Coelho de Souza
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Titular
leandrocoelho@uneb.brLattes
Marco Antônio Costa Simões
Professor
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Assistente
msimoes@uneb.brLattes
Maria Cristina Elyote Marques Santos
Professora
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Adjunto
elyote@uneb.brLattes
Maria Inês Valderrama Restovic
Professora
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: DE
  • Classe Funcional: Assistente
mrestovic@uneb.brLattes
Maria Lívia Astolfo Coutinho
Professora
  • Vinculação: Efetivo
  • Titulação: Mestrado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Assistente
marialivia@uneb.brLattes
Mônica de Souza Massa
Professora
  • Vinculação: Efetiva
  • Titulação: Doutorado
  • Regime de Trabalho: 40h
  • Classe Funcional: Adjunto
mmassa@uneb.brLattes
Claudia Albuquerque de Lima Queiroz Costa
Professora
  • Colaborador -DCH 5
calima@uneb.br
Egnaldo Barbosa Pellegrino
Professor
  • Colaborador -DCH 1
epellegrino@uneb.br
Gerusa Soares Pinheiro
Professora
  • Colaborador - DCET 1
gpinheiro@uneb.brlattes
José Bonifácio do Amparo Sobrinho
Professor
  • Colaborador - DEDC 1
jasobrinho@uneb.br
Josete Bispo Ribeiro Oliveira
Professor
  • Cooperador - DCHT 19
jbribeiro@uneb.br
Julian Hermogenes Quezada Celedon
Professor
  • Colaborador - DCET 1
jceledon@uneb.br
Ricardo Barros Torres
Professor
  • Cooperador - DCHT 17
rbtorres@uneb.br
Vânia Gonçalves de Brito Dos Santos
Professora
  • Colaborador - DCET 1
vgbsantos@uneb.br

Estrutura Curricular


Representantes de Áreas do Conhecimento (27/06/2022 a 26/06/2024)


Áreas / Eixos ArticuladoresRepresentanteSuplente
Administração e NegóciosHugo Saba Pereira CardosoCarlos Heleno Aquino do Nascimento
Matemática e FísicaJulian Hermógenes Quezada CeledonMaria Cristina Elyote Santos
ProgramaçãoMaria Inés Valderrama RostovicCláudio Alves de Amorim
Sistemas de InformaçãoAlexandre Rafael LenzMônica de Souza Massa
InfraestruturaJosemar Rodrigues de SouzaErnesto de Souza Massa Neto
Engenharia de SoftwareAna Patrícia Fontes MagalhãesEduardo Manuel de Freitas Jorge
Ciência dos DadosDiego Gervásio Frías SuárezMaria Inés Valderrama Restovic
HumanidadesMônica de Souza MassaCláudio Alves de Amorim
Trabalhos AcadêmicosMarco Antônio Costa SimõesAntônio Carlos Fontes Atta

Representantes do Corpo Discente (27/06/2022 a 26/06/2024)


Ana Carolina Guimarães Estrela
Luís Fernando Conceição Moreira

Colegiado


Horário de Atendimento:

segunda a sexta, das 07:30h às 12:30 / 13:30 às 16:30h.

Contato

Coordenação

Cláudio Alves de Amorim
Coordenador

Secretaria

Márcia Quadros da Silva
Secretária
mqsilva@uneb.br
Camila Mascarenhas de Sousa
Secretária
cmsousa@uneb.br