Solidariedade constante

Grupo de pesquisa “Direito à Cidade” disponibiliza suporte para pessoas em situação de rua durante a Pandemia

Em tempos de Pandemia da Covid-19, muitos grupos de pesquisa estão se articulando para oportunizar, da melhor forma possível, auxílios as comunidades atingidas –ou não – pela doença. Este é o caso do Grupo de Pesquisa e Extensão “Direito à Cidade”, que ao longo do período de quarentena, vem desenvolvendo ações educativas populares as pessoas em situação de rua, de modo a valorizar os saberes construídos e experienciados da população e de suas realidades vividas no cotidiano.

O grupo vem desenvolvendo, através do projeto “Cidades em Movimento”, atividades em resposta aos convites da entidade População de Rua Caminhando com São Bento. Os sujeitos beneficiados possuíam dúvidas sobre os auxílios emergenciais e, em reunião, bolsistas, pesquisadores e parceiros do Mosteiro de São Bento e da Pastoral Nacional do Povo de Rua, tentaram sanar algumas dessas questões. Após a disponibilização das informações, o grupo de pesquisa divulgou cards informativos através do perfil do GP na rede social Instagram (@gpdireitoacidade).

O grupo também é responsável por outras ações junto à população de rua, como distribuição de quentinhas, produção de tutoriais de prevenção ao COVID – 19, entre outros. Atualmente, em Salvador, aproximadamente 18 mil pessoas vivem em situação de rua, vulnerabilidade, falta de saneamento básico, o que potencializa a contaminação pelo vírus. O objetivo é reduzir o máximo de danos possíveis, com encaminhamento preventivo e solidário, de maneira a efetivar ações positivas de cunho popular para manutenção e ampliação de ações com foco na vida e dignidade humana.

O Grupo de Pesquisa e Extensão “Direito à Cidade” é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador. Mais informações: e-mail gpdircidadeuneb@gmail.com

Por: Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz